segunda-feira, 14 de novembro de 2011

[Resenha] Fim Medonho, por Philip Ardagh

Sinopse:
Quando os pais de Eddie Dickens descobrem que estão sofrendo de uma estranha doença que os deixa amarelos e com um terrível cheiro de bolsa de água quente, eles resolvem mandá-lo morar com o velho tio Jack Maluco, em Fim Medonho. Como o próprio nome já diz, o tio não tem nada de normal. A começar por sua mulher, tia Maud Maluca, dona de uma arminho empalhado que trata como se fosse um filho. Além disso, o tio Jack tem o estranho hábito de ir ao banheiro a cavalo e de pagar suas dívidas com enguias-elétricas secas. Fim Medonho é o primeiro livro da trilogia de Eddie Dickens.




A história se dá pelo fato de que os pais de Eddie, doentes, resolvem seguir o peculiar tratamento de um doutor chamado Muffin, cujos métodos são, no mínimo, questionáveis - mas não para a família Dickens. Receosos de que o filho contraia a enfermidade que deixara o senhor e a senhora Dickens amarelos, caindo pelas tabelas e cheirando a bolsas de água quente, mandaram-no viver alguns tempos com o Tio Jack Maluco na cidade de Fim Medonho.


Jack Maluco e Tia Maud Maluca trazem uma loucura extravagante em cada fala, fazendo com que o leitor levante as sobrancelhas de tempos em tempos. Eddie, o mais sensato de toda a história, teve alguns problemas com o arminho empalhado que a tia avó levava para todos os lados, mas nada além de um ferimento no nariz.


Como se a loucura do casal Maluco não fosse suficiente, surge na história um senhor metido a ator, que teima que aqueles que interpretam devem 'entrar no personagem e não sairem mais dele'. Tal metodologia faz com que Eddie vá para um orfanato, o que, até mesmo nos dias atuais, não é lá muito bom.


Diferente e pouco divulgado na mídia literária brasileira, o primeiro livro da trilogia de Eddie Dickens traz personagens inovadores, cheios de manias estranhas e reações completamente inexplicáveis. Munido de uma narração simples e, em certos pontos, engraçada, o livro de Philip Ardagh apresenta uma maneira encantadora de contar fatos, transformando-os em um bolo de informações num vai e volta no tempo que pode ser até confuso.




Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML